Quantcast
Channel: Pitéu » Doces
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Arroz Doce da Katita (com cardamomo, fava de baunilha e raspinha de tangerina)

$
0
0

IMG_7771[1]

Das sobremesas mais afetivas e simples, o arroz-doce consta no rol. E como se não bastasse seu luxo de simplicidade, o doce ainda pode ser muito versátil, desde que você trabalhe a saborização do leite do cozimento do arroz. Daí vale tudo: canela, cravo, anis, e no meu caso… cardamomo e fava de baunilha, que combinado com as raspas de tangerina, eu juro que não acredito em versão mais saborosa. Custo a crer.

Para cada xícara de arroz, 1 litro de leite + 1 caixinha de leite condensado. O resto é uma pitada de sal do equilíbrio, e as vedetes, o cardamomo, a fava e as raspas de tangerina (que pode ser qualquer cítrico – limão siciliano fica tipo incrível).

Primeiro aromatize o leite, colocando-o para ferver em fogo baixo com uma fava de baunilha (que você vai fazer uma fenda longitudinal por dentro para soltar o pozinho, o sabor, o cheiro, o glamour da fava no leite) e 10 vagens de cardamomo estouradas com uma marteladinha, só para abrir também. Ferve, ferve, ferve, numa panela funda para não transbordar; depois coa num chinois ou peneira de trama bem fechada, que é para o leite e o arroz ficaram branquinhos só com o sabor das especiarias; agora soma o arroz, uma pitadinha de sal e leva de novo ao fogo; quando estiver cozido naquele creme feito com o amido e o leite, é só adoçar com o leite condensado (ou açúcar). Daí você experimenta. Se precisar de mais leite condensado, vai pondo no feeling. Se quiser mais molhadinho, se secou demais, soma mais leite (e dessa vez pode ser de coco, hã?).

Pronto. Deixe esfriar e leve à geladeira pelo tempo necessário para ficar beeeeeeeem geladinho. Na hora de servir, raspe casquinha de tangerina ali por cima e foi.

Acho que você vai me amar. =)


Arquivado em:Brasileiras, Doces

Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Latest Images





Latest Images